
O sonho da maioria das pessoas é ter uma vida com paz e tranquilidade interior. Estar e manter a mente calma é um grande desafios nos dias de hoje, especialmente frente a tantos estímulos ao qual somos expostos diariamente.
Não podemos deixar de falar do Reiki que é uma prática que trabalha as dimensões dos corpos físico, mental, emocional e espiritual e que nos leva ao ponto chave do bem-estar: ter uma mente tranquila.
Um dos símbolos usados no Reiki é o Sei He Ki, voltado à mente. Significa Terra e Céu se encontram ou Terra e Céu se tornam um.
É uma porta de entrada em nosso subconsciente, trazendo paz e harmonia. Ao acessar o subconsciente, podemos trazer à consciência inseguranças, medos e desequilíbrios que nos leva a uma jornada para dentro de nós, promovendo a compreensão, aceitação e o amor, neste processo de autocura.
E para alcançar este estado de quietude, temos algumas dicas:
1. construa uma vida boa e acalme uma mente ocupada. Pense nos 5 princípios do reiki como um manual para a bondade, honestidade e contentamento.
Assim como um quarto limpo e organizado nos ajuda a relaxar, uma vida com valores bons reduz as preocupações e negatividades que se acumulam em nossas mentes.
2. Corpo são, mente sã: a postura chiryo no Reiki funcionam como exercícios para a mente. Manter posições e se mover com controle acalma a mente e dá ao cérebro uma pausa.
3. Treine sua respiração: a respiração deve ser suave e constante e não entrecortada e frenética. Exercícios de respiração acalmam todo o sistema, como observar o mar calmo ao invés de um mar tempestuoso. Menos energia nervosa é menos conversa mental.
4. Desligue os ruídos: imagine nossos sentidos como janelas abertas que permitem a entrada de tudo o que nos rodeia. Praticando gassho (mãos unidas em prece) nos habilita a fechar as janelas e, com menos distrações, a mente pode se concentrar em seu interior e alcançar a tranquilidade.
5. Concentração: pense nos símbolos e mantras do reiki e como imaginar uma luz brilhante e colocar a atenção neste ponto, deixando todas as distrações de lado. Isso treina nossa mente para se manter no caminho e não ficar pulando de um pensamento para outro.
6. Medite: pratique reiji-ho e vá para o próximo nível em termos de concentração. É manter a atenção focada no símbolo, no mantra ou na respiração sem nos deixar levar por outros pensamentos que surjam. Com a prática, a mente fica mais calma e clara, como um lago de água parada que reflete o céu e o entorno.
7. Tornar-se um: na yoga, se chama samadhi, o estado final de quietude. É como se tornar um com o símbolo, o mantra ou a respiração. Permanecendo no momento presente. Os pensamentos, neste estado, mau surgem. Há consciência e paz interior.
Te convido a conhecer nosso cursos de formação em Reiki.
Acesse: www.evoolution.com.br
Luz e paz.
Comments