top of page

Atividade física na prevenção de derrame.


pessoas se exercitando. A intensidade aumenta a proteção em relação ao derrame.
Atividade física na prevenção de derrame

1. O começo:


É fundamental cuidar da saúde do coração, pois o AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), milhões de pessoas sofrem AVC a cada ano, resultando em consequências devastadoras tanto para os indivíduos quanto para suas famílias.

A prevenção sempre é a melhor estratégia, embora o AVC possa ser devastador, ele também é amplamente prevenível por meio de mudanças no estilo de vida. Já tinha pensado nisso?



Uma das maneiras de prevenir é se mexer. A prática de atividade física, segundo pesquisa publicada no BMJ Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry traz evidências de que a prática regular de exercícios pode reduzir significativamente o risco de AVC, independentemente da intensidade.


2. Benefícios da Atividade Física na Prevenção do AVC


Os principais resultados do estudo BMJ Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry:


A prática regular de atividade física pode reduzir o risco de AVC em até 30%.

Detalhe que até mesmo atividades de baixa intensidade, como caminhadas leves, estão associadas a uma redução de 13% no risco de AVC isquêmico e 16% no risco de AVC hemorrágico. Incrível, não?


O estudo analisou dados de mais de 750 mil participantes ao longo de 10 anos, o que confere robustez aos achados. Logo, esses dados sugerem que qualquer nível de atividade física é melhor do que ficar parado.


Diferenças entre AVC isquêmico e hemorrágico:


AVC isquêmico: Mais comum, ocorre devido à obstrução de um vaso sanguíneo no cérebro, geralmente por um coágulo.

Isso impede que o sangue chegue a áreas específicas do cérebro, causando danos.


AVC hemorrágico: Menos comum, mas potencialmente mais grave, ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro se rompe, levando ao sangramento dentro ou ao redor do tecido cerebral.


Por exemplo, um outro estudo publicado no Journal of the American Heart Association  encontrou uma correlação entre o aumento da atividade física e a redução de eventos cardiovasculares.


3. Diretrizes e Recomendações


Recomendações da OMS:


As diretrizes da OMS, que sugerem que adultos pratiquem entre 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana, ou entre 75 a 150 minutos de atividade física vigorosa.

Crianças e adolescentes devem se engajar em pelo menos 60 minutos de atividade física moderada a vigorosa diariamente.

A prática regular de exercícios não precisa ser intensa; atividades como caminhadas, ciclismo leve e jardinagem já podem trazer benefícios significativos.


Impacto no longo prazo:


A adesão a essas diretrizes pode reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que são fatores de risco para o AVC.


Use a seu favor o conceito de "dose-resposta" onde, quanto mais atividade física se pratica, maior é a redução no risco de AVC, chegando a até 33% de redução para aqueles que praticam atividade moderada regularmente.


4. Conclusão


Síntese dos benefícios:


Os estudos atestam os benefícios da prática regular de atividade física na prevenção do AVC, destacando que mesmo pequenas mudanças no nível de atividade podem ter impactos profundos na saúde.


A prevenção do AVC passa por escolhas diárias de estilo de vida, nas quais a atividade física desempenha um papel central.



Convido vocês a avaliarem seus níveis atuais de atividade física e a incorporarem mais movimento em suas rotinas.

Comecem com pequenas mudanças, como caminhar mais, utilizar escadas em vez de elevadores, ou dedicar alguns minutos por dia para exercícios simples.

É muito importante cuidar da saúde cardiovascular para viver uma vida longa e saudável, livre das complicações de doenças como o AVC.

O que você está fazendo pro seu eu futuro hoje?


Luz e paz.

Comments


Whatsapp 1_edited.png
bottom of page