top of page

Chocolate: apaixonante

Por que chocolate é tão bom?

O chocolate tem sido considerado um alimento saudável, desde que consumido com moderação e graças à melhoria de qualidade dos processos de fabricação.

Prefira os chocolates com menos aditivos e mais amargos, ou seja, com maior presença de cacau.

E, porque o chocolate é apaixonante? Amamos chocolate pois ele pode estimular a produção de serotonina, um neurotransmissor que traz sensação de bem-estar e prazer. O cacau, que é matéria prima do chocolate, tem triptofano, um aminoácido que atua na produção da serotonina. Nós comemos com o cérebro, lembre-se disto.

Este texto explica sobre comida afetiva e acredito que o chocolate é um dos alimentos que mais se encaixam nesta descrição.

O afeto pelo alimento, usado em celebrações e momentos de conforto e de prazer também são importantes fatores que nos fazem amar este alimento, do ponto de vista emocional e psicológico.

Como tudo na vida, devemos fazer escolhas e, dentro daquilo que é melhor para cada um, o chocolate, quanto menos açúcar adicionado e mais cacau em sua composição, tem mais antioxidantes e compostos anti-inflamatórios e nos traz uma maior preservação nas propriedades nutricionais do alimento.

Também não existe regra quanto a quantidade de consumo. Devemos focar em comer o chocolate com atenção e com consciência, realmente apreciando, degustando, saboreando, curtindo.

Uma técnica que vem do comer consciente, recomenda quebrar o chocolate em quadradinhos. Colocar um pedacinho na boca e deixar o chocolate preencher, derreter, sentir as sensações, a textura, a temperatura, o gosto e só então engolir. Isso torna a experiência mais intensa e melhor, observando e sentindo cada detalhe.

Se decidir comer chocolate, opte por consumir logo após as refeições ou juntamente com alimentos com boas quantidades de proteínas e fibras. Isso pode ser interessante para equilibrar o carboidrato presente no chocolate e manter os níveis de glicemia no sangue estáveis, sem picos glicêmicos.

Há vários tipos de chocolate com diferenças em sua composição:

Chocolate amargo: feito com grãos de cacau torrados, tem mais de 70% de cacau. Prefira os sem aditivos.

Chocolate meio amargo: tem entre 40 e 50% de cacau.

Chocolate ao leite: 30% de cacau além de leite em pó e açúcar.

Chocolate branco: não tem cacau em sua composição. Usa-se a gordura retirada da semente além de manteiga de cacau, açúcar, leite e lecitina de soja.

Chocolate diet: pode ser encontrado em todas as versões mencionadas anteriormente, substituindo o açúcar por adoçante. Lembrando que o chocolate amargo mais puro não tem adição de açúcar e pode ser consumido por diabéticos. Verifique sempre a rotulagem.

Alguns benefícios do chocolate:

Além da ação antioxidante e anti-inflamatória, é fonte de energia e prazer, é um vasodilatador, possui atividade cardioprotetora além de ser antimicrobiano.

E para não passar dos limites em seu consumo, podemos: consumir pequenas porções, fracionadas. Comendo com calma e apreciando cada pedacinho, controlamos o impulso de engolir de uma só vez uma grande quantidade.

Nunca coma com distração, assistindo TV, mexendo no celular, sem prestar atenção. Isso nos faz comer muito mais e sem perceber que comemos. Preste atenção quando comer. Qualquer alimento.

Aqui, falamos somos dicas de comer consciente. Adote estes hábitos e transforme sua vida.

Sempre leia o rótulo e prefira os chocolates mais puros e com menos aditivos.

Coma com prazer e sem culpa.

Luz e paz.

Comments


Whatsapp 1_edited.png
bottom of page