top of page

Como lidar com sentimentos difíceis


O luto é um dos sentimentos mais difíceis de se lidar, em minha opinião.

E, em tempos complexos como os que estamos passando, será que conseguimos compartilhar um caminho que nos faça atravessar esse percurso com mais serenidade?


Os especialistas listam 5 fases para o luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.


No entanto, segundo David Kessler, que é especialista em luto, não existe um mapa. As pessoas vivenciam o luto, experimentam a aceitação, mas para ele, a nova geração não se contenta com a aceitação. Ela quer mais. Ela quer significado. E, para ele, o significado é a sexta fase.


Mas, que fique muito claro que o significado não está no evento horrível, como a pandemia, a perda do emprego, a perda de um ente querido ou o fim do casamento.... O significado está em nós. É o que encontramos depois.


E, o mais importante: o significado é relativo, pessoal e leva tempo, meses ou até anos e não podemos apressá-lo. Também é certo que não há necessidade de compreendê-lo. E, um ponto muito importante: nossas perdas não são um teste ou uma lição, as perdas fazem parte da vida.


E, conexões significativas podem substituir essas memórias dolorosas com o tempo. E, não podemos esquecer que, por pior que seja o sentimento, podemos vislumbrar uma possibilidade de crescimento no pós-trauma, algo muito importante nos tempos atuais.


Outra questão importante é que as pessoas, por mais que tentem, podem não entender nossa dor e, um ponto relevante é que não devemos comparar nossas dores. Devemos entender esta dificuldade de compreensão e tentar explicar como nos sentimos.


E, como começar um crescimento pós trauma? Esse é o significado da descoberta. Um dos mitos é acharmos que diminuímos a nossa dor, que esse é o grande objetivo. A grande sacada é que nos tornemos maiores, que possamos crescer em torno desta dor. A questão não é "o que faremos após a pandemia?" mas "quem seremos após a pandemia?"

Ou "o que faremos após esta perda?" mas quem seremos após esta perda?" Como honrar a pessoa querida que morreu? Como criar um mundo e uma vida com mais significado?


E, a busca deste significado é uma decisão de cada um de nós. Estamos dispostos a nos permitir viver um pouco mais? Estamos dispostos a pensar em uma maneira de honrar o que aconteceu em nosso mundo ou o que ocorreu com esta perda em nossa vida? Estou disposto a crescer e estou disposto a superar isso de uma maneira que honre minha perda?


Que nós não percamos essa capacidade de dialogar, de compartilhar e de dividir nossas perdas. Isso é muito importante para a etapa de significado.


E, sigamos na luz e na paz.






Comments


Whatsapp 1_edited.png
bottom of page