top of page

Cozinha afetiva conecta as pessoas?

O que é cozinha afetiva?

Cozinha afetiva é aquela comida simples, feita por mães, pais, avós, avôs, tias, tios e feita a muitas mãos. A comida que traz afeto, que tem emoção, que tem alma. A comida que transporta a história e o sentimento de quem a faz, a comida que sentimos falta quando estamos longe de quem amamos.

É a comida feita por pessoas para pessoas, muito diferente do que é feito pelas grandes indústrias. Elas não cozinham, elas processam alimentos. E isso tem um impacto enorme nesta abordagem mais emotiva.

Memória

Quem não tem a lembrança de algo feito por alguém da família e que nos traz muitas memórias, quando lembramos ou quando temos a oportunidade de degustar.

Eu tenho muitas memórias afetivas relacionadas a comida: o sequilho e a polenta de minha tia, o bolinho de arroz e pão de queijo do meu pai, o bolinho de polvilho e a abobrinha batida de minha avó, o feijão tropeiro, galinhada e língua de minha mãe. E por aí vai….

E, mesmo que façamos as receitas de quem não está mais entre nós ou que não tem mais condição de fazer, não é a mesma coisa, pois nestas comidas, um dos ingredientes é a alma, o afeto com que foi preparado.

Tenho afeto por comidas que provei em viagens como uma sopa de cebola gratinada, um queijo das montanhas, uma sobremesa, um peixe assado e até mesmo um café cheiroso…

Só de escrever, já estou salivando….huuummmmm.

Leia este texto sobre comer comida de verdade.

Família

Tenho o privilégio de vir de uma família de cozinheiros, que curtem encontros com família e amigos, na maioria da vezes com comida feita a muitas mãos, na hora, com muita animação e sem “frescura”. Reuniões de final de semana, pamonhadas, encontros sem uma razão especial, apenas pelo prazer de reunir e partilhar comida.

E o ato de cozinhar vai melhorando com a prática, assim como as habilidades culinárias, que é a capacidade de fazer pratos sem a receita, aproveitando o que tem na geladeira, etc. Para saber como anda sua habilidade culinária, tem um questionário super rápido, é só clicar aqui.

Eu sempre brinco que só fazia projeto de cozinha num passado distante (sou arquiteta). Mas, conforme fui desenvolvendo minhas habilidades, diria que hoje sou bastante hábil e sempre estou a aprender novas possibilidades no que eu considero o melhor lugar da casa.

Para encerrar, me conta o que te toca na cozinha e assista este curto vídeo do cozinheiro e confeiteiro Gui Polain sobre a cozinha afetiva.

Comments


Whatsapp 1_edited.png
bottom of page