top of page

Desperdício de alimentos: como evitar?


desperdício de alimentos
Desperdício de alimentos

Desperdício de alimentos: um grande problema global. Por dia, são desperdiçados 1 bilhão de refeições em todo mundo. Esse número vem de um estudo realizado pelo Programa das nações Unidas para o Meio Ambiente, feito em 2022. Esse desperdício é das residências, não contemplando comércios e indústrias.


Na outra ponta, 780 milhões de pessoas no mundo enfrentaram a fome e 1/3 da humanidade enfrentou insegurança alimentar,


Mas o que é insegurança alimentar? É quando as pessoas não tem acesso regular e permanente a alimentos em quantidade e qualidade suficientes para sua sobrevivência. E os principais fatores que causam insegurança alimentar são as guerras, as mudanças climáticas e as crises econômicas.


Os impactos do desperdício de comida vão desde prejuízo econômico global, aumento das mudanças climáticas, poluição e perda de biodiversidade. Fora que, na maioria dos casos, esses alimentos vão parar em aterros sanitários, contribuindo para a emissão de gases de efeito estufa, que impactam fortemente no clima do mundo. Segundo dados da FAO de 2018 , 8% das emissões globais de gases de efeito estufa vêm do desperdício de alimentos.


No Brasil, o índice per capta de desperdício chega a 94kg de alimento por ano, sendo um dado apenas dos domicílios. Esse número leva em conta as sobras de alimentos que são jogadas no lixo além de ossos e cascas. Os principais ítens descartados tem alto grau nutricional e são carnes com 42,5%, arroz, feijão e outros grãos com 27,4%.


Voltando a ONU e as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a questão alimentar é a ODS 2 e tem metas ambiciosas até 2030 como acabar com a fome mundial, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição globalmente.


E o que podemos fazer para evitar o desperdício de alimentos?


O principal é aproveitar as sobras das refeições, fazer um bom planejamento de suas compras, estar atento à validade dos alimentos, fazer compostagem caseira.


Assim, quando for às compras, observe o que tem em casa para não comprar a mais. Prepare as refeições de acordo com a quantidade de pessoas, consuma sempre que possível legumes e frutas com a casca, organize os armários e a geladeira para que tudo esteja visível e acessível e guarde os alimentos que vão vencer depois no fundo e os com data de vencimento mais próximo na frente, para serem usados primeiro.


Quanto as sobras, guarde para consumir em outra refeição ou as use como base para novos pratos.


Sabendo que os principais fatores que geram o desperdício são o não aproveitamento das sobras, compras abundantes e o preparo de porções exageradas durante as refeições, fica mais fácil estar atento e fazer pequenas mudanças para que você, sua família e o planeta saiam ganhando.


Gostou do artigo? Compartilhe com a família e os amigos!


Luz e paz.


Comments


Whatsapp 1_edited.png
bottom of page