
Começo este texto fazendo um pedido: não entre na neura de comer como se não houvesse amanhã e, meia hora depois, passar o próximo ano se queixando que precisa emagrecer, fechar a boca e fazer dieta.
Tenho dito há bastante tempo: não faça dieta para emagrecer. Simplesmente porque não funciona no longo prazo. Veja este post. Chegamos em mais um final de ciclo, ano, período e festas se acumulam: em família, com amigos, no trabalho. Não importa.
Se você aprecia toda esta celebração, celebre! Sem culpa, sem ansiedade, sem neurose. O primeiro passo é estar de fato no momento presente. Uma dica é prestar atenção em sua respiração por alguns momentos ou sentir as batidas de seu coração. Pronto. Conecte-se com o aqui e o agora. O segundo passo é: diante de uma mesa maravilhosa, a primeira pergunta a se fazer é se está com fome.
Se estiver com fome, a segunda pergunta é o que quero comer? Esteja atento aos sinais de seu corpo. É mesmo fome? Sua barriga ronca? Faz barulhos?, Ao observar a mesa, sua salivação aumenta? Então, coma.
Mas, evite comer sem sentir, arremessando tudo o que vê pela frente em sua boca. Vá devagar. Sinta o cheiro, coma com os olhos, perceba os barulhos que cada tipo de comida faz, sinta o sabor, mastigue, mastigue, mastigue e mastigue mais um pouco. Veja aqui como comer com equilíbrio.
E, perceba quando se sentir satisfeito. Seu corpo fala. O escute. Nada de se empanturrar e depois se sentir estufado, passar mal, se arrepender.
Coma o que estiver com vontade, se estiver com fome. Converse. Beberique bastante água entre uma mordida e outra. Vá percebendo seu corpo.
Serão as melhores celebrações pois não haverá culpa e estará alimentado. Funcionou? Adote em todas as suas refeições. Não conseguiu? Não desista. Tente novamente na próxima refeição.
Mentalize: apenas por hoje comerei quando tiver fome e sentirei cada bocado que por na boca. Terei muito prazer nesta refeição. Vou comer com equilíbrio, observando os sinais de meu corpo.
Confraternize, celebre, desfrute cada oportunidade.
Desejamos Boas Festas e que o próximo ano seja de muito prazer ao comer.
Conte sempre conosco para uma alimentação equilibrada e consciente.
Se for preciso, use o reiki para te ajudar nesta jornada. Saúde e paz. Feliz celebração. Boas Festas.
Comentarios