top of page

Mexa-se o tempo todo


Movimente-se
Mulheres se mexendo

Mexa-se! A atividade física deve estar inserida e integrada no dia a dia das pessoas. Essa é uma conclusão de especialistas que participaram do seminário da Universidade Stanford, nos Estados Unidos e cujo tema foi: “Envelhecimento Saudável acima dos 50 anos: a Ciência da Vida Saudável”. A médica Márcia Stefanick, autora da pesquisa "O que faz você se mexer? Estratégias para atividade física de mulheres mais velhas".


O evento aconteceu no início de fevereiro de 2024.

O propósito deste encontro foi divulgar os 7 pilares de um envelhecer saudável:


movimento e exercício;

nutrição adequada;

sono restaurador;

manejo do estresse;

engajamento social;

reflexão e gratidão;

aprimoramento cognitivo.


Um conjunto de fatores que deve ter nossa atenção desde cedo. E, existe alguma receita para se mexer mais, comer melhor e dormir bem? Acredito que não. O que é preciso fazer, então?


Adotar pequenos hábitos. Quando um estiver incorporado, se desafie a implementar outro. Um exemplo? Ficar 1h antes de dormir sem mexer no celular e procurar ir dormir no mesmo horário.


Uma dica que uso do Reiki. Meus objetivos são apenas por hoje. E, cada dia que passa, é provável ter mais êxito no apenas por hoje. Caso haja fracasso, seguimos no dia seguinte.


Para sair do sedentarismo, podemos considerar que tarefas cotidianas entram como treino. Varrer, estender roupa, limpar, não deixam de ser movimentos. E, fazer estas atividades com prazer. Faz toda a diferença. Claro que caminhar pelo bairro, cuidar do jardim e passear com o pet também conta. O que importa é tentar se mexer o tempo todo, daí vem o título do texto. São como "pequenos lanches de movimento".


Outro ponto de destaque foi melhorar o equilíbrio de pessoas com mais de 60 anos pois, quedas são um dos principais riscos da velhice.


Outro desafio apresentado no seminário foi a importância de se conscientizar as mulheres a fazerem exercícios com peso, por conta da perda de massa muscular que se acentua na meia-idade e para amenizar os sintomas da menopausa.


Destaque é o comer equilibrado. Se incentive a preparar sua comida, a fazer as escolhas das hortaliças e a variar seus pratos.


Seja grato ao final do dia: por ter acordado, por ter vivido, por ter alimento e água, por ter abrigo, por ter família e amigos. Motivos não faltam para exercer a gratidão.


Faça atividades que tragam prazer, Relacione-se com vizinhos, vá a parques, locais de cultura, seja receptivo.


Quanto ao estresse, podemos dividir em duas caixas: coisas que tenho controle e coisas que não tenho controle. Preocupe-se com a primeira caixa. Pondere sobre os desafios, converse com alguém de confiança e tome a melhor decisão para aquele momento.


Não fique remoendo situações que já passaram ou eventos que sequer aconteceram.

O Reiki pode ser um aliado no manejo do estresse. Conheça mais sobre a técnica aqui.


No mais aproveite a vida, cuide de você e seja gentil com todos os seres.


Luz e paz.



Comments


Whatsapp 1_edited.png
bottom of page