top of page

Detox: uma ofensa ao fígado, que é nosso detox.


o fígado é nosso detox
detox: uma ofensa ao fígado

Já tem um tempinho que a palavra Detox entrou na moda. Sucos detox, alimentos detox e por aí vai. Bem, isso só serve para os espertos lucrarem em cima dos que correm atrás de moda.


Agora, quando se fala em saúde, a pessoas deveriam ser mais cuidadosas. Nós temos nossos órgãos: o fígado é nosso detox e os rins também. São eles que trabalham incansavelmente para expelir toxinas, ou seja, substâncias que nosso corpo não vai usar e que precisam ser eliminadas.


Mas o fígado faz muito mais que isso: ele executa cerca de 500 funções entre as quais: sintetiza enzimas e proteínas digestivas, regula o estoque de glicogênio (leia este artigo), processa glóbulos vermelhos mortos, produz hormônios, produz colesterol, triglicérides, faz a síntese dos aminoácidos, produz a bile etc.


Assim, surgem boatos que suco de couve é maravilhoso para detox. Vai um monte de gente tomar suco de couve. Depois, aparecem os produtos industrializados e só então estudos são realizados para ver se é verdade ou mito.


Outro ponto a ser considerado: a couve é uma delícia e excelente como fonte de micronutrientes mas, o corpo precisa de pouca quantidade para se beneficiar. O corpo gosta de rotina, seja de alimento, sono ou movimento.


Quando exageramos em uma festa, uma celebração , seja na comida ou na bebida alcóolica, precisamos voltar a rotina, se hidratar, dormir e comer alimentos mais leves para o corpo se recuperar.


E não há mal em extrapolar de vez em quando. Quem nunca se fartou em uma festa com comidas diferentes ou bebidas que nunca tinha experimentado anteriormente?


Tudo pode ter toxicidade a depender da quantidade ingerida, seja alimento, bebida ou remédio. A famosa frase de Paracelso: a diferença entre remédio e veneno está na dose, dita no século XVI permanece atual em nossa vida cotidiana.


Outro exemplo? Água é ótima para nosso corpo mas se beber 6 litros de água num dia vai para a UTI.


Então voltamos ao clichê: coma com equilíbrio, beba com equilíbrio, só tome remédio prescrito por seu médico de confiança. Durma com regularidade, se movimente.


Saber ouvir seu corpo também é fundamental. Observe os sinais de fome, de sede, de sono. Tenha uma escuta ativa com seu corpo.


Fico indagando porque pessoas saudáveis seguem modas que não são embasadas pela ciência e que podem prejudicar seu organismo.


Aproveite tudo que seu fígado oferece pra você, de graça. Use bem.


Conheça nossos alimentos que não sobrecarregam o seu fígado: www.evoolution.com.br


Luz e paz.

Comments


Whatsapp 1_edited.png
bottom of page