top of page

OMS não recomenda adoçantes sem açúcar para controle do peso


A OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou há poucas semanas atrás nova diretriz sobre adoçantes sem açúcar. O que são adoçantes sem açúcar? São aqueles que contém acesulfame k, aspartame, advantame, neotame, ciclamatos, sucralose, sacarina, stevia e derivados.

O documento destaca que este tipo de adoçante não deve ser usado para controlar o peso ou reduzir o risco de doenças não transmissíveis.

Segundo estudos da OMS, esses produtos não oferecem qualquer benefício no longo prazo na redução da gordura corporal de adultos e crianças. O estudo sugere também que podem haver efeitos indesejáveis potenciais do uso prolongado destes adoçantes como risco aumentado para diabetes tipo 2, doenças do coração e mortalidade de adultos.

A recomendação da OMS é que as pessoas diminuam o consumo de açúcares livres e dêem preferência ao consumo de frutas, que contém açúcares naturais e tomem bebidas sem açúcar, como o café, por exemplo.

Esta recomendação é indicada a todas as pessoas, exceto as que tem diabetes pré-existente.

Ainda segundo a OMS, a recomendação é que as pessoas reduzam a doçura em sua dieta desde cedo, para ter uma saúde melhor ao longo da vida. Lembrando que o Guia Alimentar para a população brasileira até 2 anos orienta que até esta idade, não se deve oferecer qualquer alimento que contenha açúcar adicionado. Valorizando o açúcar das frutas. Quer acessar o guia? Clique aqui.

Você faz uso de adoçante sem ser diabético? Se precisa emagrecer, recomendamos fortemente que adote uma alimentação saudável, com práticas de comer consciente e sem restrições alimentares e que tenha um estilo de vida que valorize o movimento, o mexer o corpo, mesmo que seja uma caminhada consciente diária.

Aqui, falamos um pouco sobre como o Reiki pode ser um aliado na perda de peso.

Se gostou, curta e compartilhe. Luz e paz.

Comments


Whatsapp 1_edited.png
bottom of page