top of page

Reiki e os 5 princípios que o norteiam.


O Reiki tem 5 princípios e vamos falar de cada um deles aqui. Uma das coisas mais fascinantes do Reiki é a sua simplicidade, no sentido da fácil compreensão e rápida aplicação e nos resultados que apresenta, majoritariamente positivos.

A imagem reproduz o Kanji com a palavra Rei Ki, que significa Energia Vital universal.

Os 5 princípios são:

Apenas por hoje, não se zangue;

Apenas por hoje, não se preocupe;

Apenas por hoje, seja grato;

Apenas por hoje, seja dedicado em seu trabalho;

Apenas por hoje, seja gentil com todos os seres.

Eu acredito já ser incrível cada princípio começar com apenas por hoje, pois mostra nossa vulnerabilidade e fragilidade enquanto humanos. Se todos os dias, apenas por hoje adotarmos cada princípio, estamos focando no momento presente que é o único instante de tempo em que podemos agir, além de a cada dia, estimular a expansão de nossa consciência. A evolução é paupável! O Reiki já incorpora a técnica de atenção plena.

Não se zangue. Quando estamos em estado de agitação, raiva e irritação, o que sobra é o sofrimento. Devemos procurar construir uma vida pacífica e feliz, baseada na harmonia entre nossos pensamentos e sentimentos. O sofrimento é imputado muito mais a nós quando nos zangamos do que nos outros, mesmo que quase nunca admitimos esta condição.

Não se preocupe. Estar em estado de alerta e preocupação constante pode nos sobrecarregar de tal forma que toda confiança depositada em nós pode se esvair. Quando temos a compreensão que autoconfiança e autoestima são fundamentais em nosso caminho de máximo potencial, também são importantes para ajudarmos os outros. Construa esta confiança diariamente.

Seja grato. A gratidão é uma forma de nos mantermos saudáveis, nos faz ter uma atitude mais positiva em relação a vida e nos auxilia a cultivar a bondade e a esperança. Agradeça pelas conquistas, sejam grandiosas ou insignificantes. Seja grato por mais um dia, por sentir o cheiro das flores, por observar o por do sol, por pisar na areia fofa da praia, por sentir o vento no rosto. Sensações que temos gratuitamente. Celebre a vida, mesmo sabendo que muitos desafios se apresentarão e que nem sempre é fácil ou simples, supera-los.

Seja dedicado a seu trabalho. Na cultura japonesa, origem do Reiki o trabalho duro e diligente é valorizado. Termos empenho naquilo que devemos fazer. O trabalho nos faz melhores, nos ensina a cultivar harmonia, autoconfiança e gratidão. Fazendo uma analogia a prática de Reiki, vamos melhorando ao longo do tempo e não devemos desistir.

Seja gentil com todos os seres. Para muitos, ser gentil consigo pode ser mais difícil que ser com os outros. Todos os princípios do Reiki pedem uma ação, em primeiro lugar, para nós mesmos. è em nós que devemos começar a calma, a confiança, a gratidão, a determinação e a bondade. Ser bom, é saber cuidar de nós, saber nos dar amor e dar amor aos outros. è cultivar em nós tudo que queremos para a vida e para os outros.

Os 5 princípios funcionam como uma orientação para uma mudança de consciência e para que a prática seja contínua e constante, em evolução sempre.

Eu já tinha escrito um artigo sobre os 5 princípios, que você pode ler aqui, mas gosto de revisitar os temas. Com nossa constante evolução, sempre é possível ponderar e acrescentar.

O Reiki começa com Gassho, as mãos juntas, na altura do coração, em atenção plena e vivenciando os 5 princípios, dia após dia.

Se quiser saber um pouco mais sobre o que é o Reiki, leia este artigo.

Se quiser conhecer nossos cursos de Reiki online, acesse aqui.

Gostou? Curta e compartilhe.

Luz e paz.

Comentários


Whatsapp 1_edited.png
bottom of page