Saber congelar corretamente os alimentos que preparamos é uma forma de se evitar o desperdício e a perda dos mesmos. O processo de congelamento é rápido, fácil e prático. Nos dá a oportunidade de fazer uma quantidade maior de comida e congelar para consumir aos poucos. Isso facilita muito a vida de quem trabalha o dia todo e não tem muito tempo para preparar suas refeições.
O segredo do congelamento é a qualidade do processo, que tem influência na textura do alimento, ao descongelar. Os especialistas explicam que, para um resultado melhor, o congelamento deve ocorrer de forma rápida. E, por que isso importa? Pois, se a água presente no alimento congela de maneira muito lenta, forma grandes cristais de gelo. Quando temos grandes cristais de gelo, as pontas furam as células do alimento. O líquido interno vaza e o alimento perde parte do sabor e da textura.
Se o congelamento ocorre rapidamente, o gelo forma cristais pequenos, sem as pontas e a água congelada dentro da célula do alimento fica uniforme. Isso deixa o alimento mais firme. E com suas características preservadas.
Sempre prefira congelar em pequenas porções, individualmente. E não deixe o freezer tão cheio, de modo que o ar frio possa circular.
Não use potes de sorvete para congelar comida. Eles não foram feitos para outros alimentos. Use embalagens apropriadas para alimentos que podem ir para o freezer. Potes de polipropileno, que é um tipo de plástico e filme plástico, que envolve os alimentos e evita a contaminação. Identifique o alimento e a data de congelamento. Faça o mesmo processo para carnes, frangos e peixes crus. Congele em porções individuais.
Na hora de descongelar, se estão em pequenas porções, irão descongelar mais rápido, dando um resultado melhor. Outra recomendação é: planeje suas refeições para que sejam descongeladas na geladeira. Nunca descongele em temperatura ambiente ou deixe em bacias com água, fora do refrigerador. As bactérias amam ambientes úmidos e quentes e, o alimento começa a se degradar. Além do risco de outras contaminações como insetos.
Uma alternativa para descongelar é usar o micro-ondas. Por ser rápido, o alimento não ficará exposto aos micro-organismos. Porém, pode haver certa perda de textura.
Quase todo alimento pode ser congelado. Aqueles com muita água em sua composição, perdem textura quando descongelados, como as frutas. Se for preparar sucos, sorvetes, geleias e bolos e a textura não for relevante, pode colocar no freezer. Verduras refogadas também podem ser congeladas. As cruas não pois perdem o frescor que é muito importante neste tipo de alimento. Aqui, mais informações sobre o correto processo de congelar e descongelar comida.
Evite higienizar e congelar os alimentos ainda molhados. Um legume como o brócolis, por exemplo, se é congelado molhado e a água congela nas flores, pode quebrar as fibras.
Não use potes de vidro no freezer, pois podem não aguentar a pressão de expansão de líquidos e quebrar. Para congelar líquidos, deixe sempre um espaço no recipiente para comportar a expansão. 2 a 3 cm de espaço entre a tampa e o conteúdo do pote são suficientes.
E quanto tempo os alimentos podem ficar no freezer?
alimentos in natura: até 45 dias, proteínas animais cruas até 60 dias, comida pronta congelada até 180 dias.
Diga não ao desperdício. Aproveite integralmente seus alimentos in natura e use a técnica de congelamento para preservar e manter sua comida.
Aproveite e leia este texto sobre comer com gosto!
Luz e paz.
Comments